Thursday, February 1, 2007

Primeiro Impacto

Maputo...tudo aqui é diferente de tudo o que já vi em toda a minha vida. Parece que estou num filme, em que também eu sou uma personagem diferente para as gentes de Maputo. A cor clara da minha pele contrasta com as cores africanas, o que faz com que não passe despercebida! Isso nem sempre é bom… por exemplo, o preço de um produto num mercado de rua, sobe para o dobro se eu o quiser adquirir...
Maputo é sem dúvida uma cidade única em todos os aspectos. À primeira vista parece que paramos no tempo. As casas e os prédios são todos muito velhos, decadentes. Existem muito poucos prédios novos. Nas largas avenidas os passeios estão em muito, mas muito mau estado (em mau estado estão também as estradas, com muitos buracos), e em quase todas eles encontram – se vendedores que tentam impingir quase tudo, desde frutas, rebuçados, cuecas, capas para telemóvel, flores, artesanato, roupa, e muitos mais variados artigos. É muito engraçado...Ao contrário daquilo que pensava, passear de dia sozinha pelas ruas de Maputo não é assim tão perigoso. Quase todos os prédios e moradias tem seguranças na entrada, existe muito policiamento nas ruas.
Uma das cores predominantes da cidade é indiscutivelmente o verde. Arvores das mais variadas espécies, palmeiras, plantas (lindassss), e muitas flores embelezam uma cidade que parece esquecida!! O calor é indescritível, um bafo quente e húmido que percorre o nosso corpo deixando – nos em poucos segundos, completamente transpirados! (Bendito ar condicionado, se não fosses tu estava tramada!!)
Os contrastes sociais são impressionantes e indescritíveis…a fome é uma realidade que ainda me custa observar!! A miséria está estampada a cada esquina e normalmente com um sorriso largo no rosto! As pessoas são sorridentes, embora não tenham a mínima razão para sorrir...Elas remexem os enormes e cheios contentores de lixo á procura de comida…é impressionante!!! Para mim que não estou habituada a ver este tipo de “realidade” bem de perto, custa – me um pouco não poder ajudar e ter de passar por estas pessoas e seguir o meu caminho! Sinto – me impotente e acreditem...custa tanto ver crianças a passar fome, com roupas totalmente rasgadas e sem condições absolutamente nenhumas...é desumano!!Revolta - nos ver como existem lideres que deixam as suas futuras gerações neste estado...sem comentários...acreditem é bem diferente ver ao vivo do que na televisão... revolta – nos completamente! Realmente para mim, esta è talvez uma das piores “realidades” que tenho de enfrentar todos os dias aqui em Maputo!!

3 comments:

Anonymous said...

Minha krida amiga!!!!
Li as tuas primeiras palavras de pois da tua chegada. Arrepiei-me...!!! percebi que mesmo no meio de tanta miséria TU estás bem.... Lembra-te que é a tua força que te ajudará a encarares a vida de outra forma, a pobreza. E quando vires essas crianças a sorrirem, sorri também, pois elas mesmo assim são felizes...não conhecem outro modo de vida. Tu sim, tu conheces e é isso que te choca. Envolve-te tanto quanto necessário...
Um beijinho mto grande da Di

Anonymous said...

Ola,
Estou a ver q o primeiro impacto com todas as novidades tiveram as suas coisas boas e mas...

Olha pela tua descricao quase q nos faz perceber bem como é tudo por ai.
Como antes te disseram e concordo, para sorrires tb qd vires um sorriso estampado nos rostos de cada um, por vezes parece-nos q nao é nada mas por vezes é mt p quem o recebe :)

Queremos tb fotos :P
Sofia

Unknown said...

Mamuska... :)
Tenho imensa pena de não me ter despedido de ti, de não te ter dado um abraço enorme.. mas sabes que torço por ti aí!
Aproveita ao máximo essa tua nova experiência, vai dando notícias sempre que possas!

Admiro mto a tua força de vontade, e sei que vais conseguir tudo o que queres, pq nunca desistes.. e é isso também q faz de ti a mulher especial q és!!

Beijos enormes de saudades, da tua 'Magnaldi' :))

Teresa